terça-feira, 29 de julho de 2008

Humor Contemporâneo

Passado o furor felino do Gato Fedorento, a RTP presenteia-nos com mais um projecto humorístico, Os Contemporâneos. Para muitos não passa duma réplica mal sucedida do Gato Fedorento, para outros é um projecto inovador que prima pela inteligência na crítica ao Português e as suas áreas específicas - política, desporto, o quotidiano, etc.
Talvez o não-sucesso total passe exactamente pelos seus sketches evitarem a piada fácil e por vezes também deixarem de lado aquilo que parece ser a principal razão de haver humor: fazer rir.
É provável que num domingo à noite quando se vê Os Contemporâneos, sejamos confrontados com um sketch que nos parece extraordinário, mas que nem sequer nos rimos dele.
Às vezes dá a nítida sensação que Portugal, ou parte Dele, não está preparado para este tipo de projectos e daí não haverem mais projectos enriquecedores como este.

Deixo dois skecthes que me parecem distintos, mas igualmente fantásticos.
Um que se abstém do sentido de fazer rir criticando duma maneira subtil, mas forte (e realista, arriscaria eu) a Política em Portugal. O outro passa por ridicularizar o Português mesquinho e preguiçoso que nada de útil faz, passando o tempo a criticar os outros por nada fazerem.


Política:


Falar muito, fazer pouco:

6 Comments:

Anónimo disse...

AMO !

xD

Anónimo disse...

ola ola=)
peço dsclpa pela invasao ms após ter "lido" sobre este blog a curiosidd levou a melhor e n resisti a dar-lhe uma vsta de olhos!
ants d mais gostaria d felicitar os seus criadores, pois iniciativas cmo esta q promovem a discussao sobre "tudo um pouco" são raras! Cada vez mens pessoas usufruem do seu direito a "parlamentação" como um sabio "pirata" ousou dizr no seu mais recente filme! ja agora... Johnny Depp call me if you can!!xD
iso d se dsctuir politica tem mt q se diga... Será correcto votar por um partido e n pela pessoa q o representa? serao todos os politicos iguais? será a democracia uma forma d encobrir a ganancia? deveremos acreditar q e possival mudar?
n sei o q vocs pensam mas a verdd e q este tipo d prgntas ainda n obtiveram uma resposta concreta, pelo menos para mim!
Qd vams exercer o direito d voto (os q o fazm pois mts dizem q n sera o seu voto q fara a diferença, qd na realidd ele contribui para isso), elegemos um candidato ou um partido? eu penso q la pq uma pessoa faz part d um partido cujos ideais nos satisfazem, n significa q seja competente e q tenha "faceta" d politico, no bom sentido da palavra! eu acho q e necessario ter em conta a pessoa em si, a sua personalidade, a sua maneira de agir em situaçoes de crise politica, e n so os seus principios politicos, para ser eleito presidente de algo... q dizem?
o primeiro skecthe pode n ter piada nenhuma- na realidd n tem mesmo... ok ok tem um pouco- porm faz-ns reflectir sobre os politicos actuais! serao eles tdos iguais?! sera patetico pensar q alguns deles na realidd acreditam no q defendem e q assim q tiverm possibilidd irao cumprir com o q prometem? o facto e q ao longo dsts anos so encontrams pessoas cujas promessas n passavam do papel e as melhorias, entre outras, economicas q seriam d esperar para o pais na realidd fizeram-s notar nas contas dos q as prometiam!Contudo, qd nos aparecer "o tal" conseguiremos distingui-lo ou estaremos tao desmotivados e cegos devido a tanta mentira q n conseguiremos ve-lo? mesmo q o consigams fazer, sera q se manterá imune a todo o sistema viciado?
o politico no seu verdadeiro significado e quase uma utopia, n e verdd?? eu quero acreditar q ha utopias realizaveis, ms qt tempo teremos d viver para assistirmos a uma?
bem... ja chega d escrever... alem disso acho q ja perdi a minha linha d pensamento...!!xD

Ramiro Lopes disse...

Boas,
Respondendo ao teu comentário quero desde já agradecer o elogio, e agradecer também o tempo despendido para ler os post's e comenta-los ;)

Embora tente sempre estar por dentro dos principais assuntos políticos, sinceramente, a política nunca foi algo que me cativou muito, talvez pelo facto de ser ela mesma a principal fonte de desânimo dos portugueses.

Não digo que são eles (os políticos) os totais responsáveis pelo país não estar a passar uma fase propriamente boa, mas realmente algo não esta bem e são eles que nos podem tirar da "lama".

Acho que percebi a tua linha de pensamento, embora tenha sido uma linha muito extensa :P
Por vezes também eu quero acreditar que lá no fundo eles quando prometem, prometem para cumprir.
Acho que se se predispõem a fazer algo, o devem fazer com a consciência que existem 10 milhões - talvez sejam bem menos - de pessoas que ouvem a promessa com a esperança que ela se concretize.

Concordo que o voto nunca deve ser feito de ânimo leve, pois apesar de ser um em milhões, é um voto que conta e tal como cada um tem a sua importância. Não esquecendo tambem que é um voto que só existe porque outrora alguém "lutou" para a sua existência.
Quando se vota, deve-se ter a consciência do voto, e isso implica tudo aquilo que referiste: a personalidade da pessoa em causa, a sua capacidade de tomar (as melhores) decisões nos momento mais delicados etc etc etc.
Não é como eu ouvi alguém dizer há uns 4 anos quando o Santana Lopes foi eleito primeiro ministro:
"Ahhh, o Santana Lopes até ajudou o benfica, vou votar nele!"

Se esta situação não fosse preocupante era irrisória.

Não te sou capaz de responder às perguntas, não só pelo facto de não ser um entendido na matéria, mas também porque acho que são perguntas quase retóricas pois ninguém as consegue responder com clareza.

Se compararmos os nossos textos, acho que estão idênticos: temos a mesma forma de pensar e as mesmas dúvidas ;)


Quanto ao johnny Depp, se ele algum dia vier ao Tutti, eu digo-te para falar contigo :D


Mais uma vez, obrigado pelo comment.

Anónimo disse...

ola ola novamente =)

peço dsclpa pela extensao do post, ms a verdd e q me emociono a escrever e qd dou por ela o word ja n tem mais paginas para eu "preencher"!!xD

é bm saber q ha gente q partilha as msmas duvidas e linhas de pensamente q eu - "n, n sou a unica... eu n sou a unica..." xD - o q significa q ainda ha pessoas q questionam sem receio das respostas e das desilusoes q estas possam trazer consigo!

eu e a politica somos o mesmo q o buch e a inteligencia... o minimo e indspensavel, por isso...no problem! Contudo gosto d ter uma opiniao formulada sobre alguns assuntos relacionados com o tema!

Se toda a gente fosse como esse senhor q vota no candidato q ajudou o benfica a manter o 3 lugar no campeonato (looool) tinhamos o Pinto da Costa a presidente da Republica!!

É incrivel pensar q, tal cmo tu dizes, ha anos atras, muitos foram aqueles q se levantaram e lutaram por um direito a partida inquestionavel, o de opinar atraves de um voto; e hoje, q dele usufruimos, n lhe damos qlq valor e qd o fazemos e pelas razoes erradas! enfim... seres humanos!! "o fruto proibido e o mais apetecido" e qd deixa d o ser, perde tda a tentaçao, todo o significado q outrora possuia!

posso admitir entao q agora tnho um "match maker"?? (isto d ver a fox esta msm a afectar-me....) =) digams q estou dsponivl para um encontro tdos os dias!!xD

esta coisa dos paragrafos da um outro estilo ao post... fica "chique a valer!!"

bem... e para mim uma honra comentar, mas acho q por hoje ja chega!!=)

arrivederci =)

gui.tattoo disse...

Olá viva meus amigos !

Apenas tenho a dizer que onde quer que o Nuno Markl ponha a "pata", é sucesso quase garantido, pelo menos para mim que o admiro.
E como ele tem "pata" nisto... vejo-me "obrigado" a curtir à brava cada momentinho que seja.

Então e aquele cromo que diz: "-se fosses mas é trabalhar..." ???
Que ninguém diga que nunca disse já isso a um colega de trabalho HIHIHI.
Está o máximo a ideia dessa figura...
Quanto ao resto, completa a ideia de humor que por vezes é possível fazer-se em Portugal e para os portugueses.

"Eu gosto!" plagiando aqui o anúncio da sopa, que eu adoro(não a sopa, mas o anúncio).

Viva os malucos do riso, e os pires de tremoços à lareira ! Viva !

Tentei ser quase tão extenso como o mosca.morta... mas não é fácil, de qualquer forma parabéns pelo comentário... li-o quase nada ;p Confesso que até comecei a ler, mas quando chegou a parte do peço desculpa.... nã!! Então o "gajo" inda nem disse nada e já tá a pedir desculpa. Desculpa por pedir olá ?
É de boa educação cumprimentar as pessoas... não precisas te desculpar...;) Lol
Tou só a divagar no texto porque não tenho mais que fazer, mas agora chega.

Fui...........

Ramiro Lopes disse...

Olá novamente!

É uma alegria chegar cá e ver mais e mais opinioes ;)

Tendo em conta o que disseste, mosca.morta, eu acho que ha imensa gente que vê a política da mesma maneira que a vemos (não não somos os únicos ;) ).
Alias, o objectivo do Tutti é exactamente esse: mostrar a nossa opinão sobre um determinado tema e "recolher" as opinioes dos leitores, sejam elas concordantes ou não.
Penso que é assim que se evolui ;)

Se há alguma coisa que não conseguem levar Portugal para a frente, acho que estas pequenas iniciativas são boas para mostrar o descontentamento mas de uma forma mais construtiva.

Quanto à tua disponibilidade de um encontro todos os dias, se quiseres posso apressar as conversações com o Jonhy Depp ;)

Ahhh e sim, os paragrafos dão outro ar à coisa. Fica "chique bem" :)



A respeito do vídeo do "vai mas é trabalhar"", está realmente qualquer coisa ! Já o vi e revi e além de ter um sentido de humor fantastico, caracteriza lindamente a espécie de portugues (porque seria injusto englobar todos) que apenas gosta de criticar negativa e destrutivamente.



Bem, agora vou aproveitar que estou embalado para postar alguma coisa, embora ja seja tarde ;)