sábado, 27 de março de 2010

Descobrir e Renovar.



Há um bom par de horas atrás estava eu e mais umas centenas de pessoas a bater palmas pela milésima e última vez no concerto do Tiago Bettencourt & Manta

Numa noite fria e de chuva, numa Casa mais fria que quente e num Espectáculo de luxo a um preço de luxo, o recinto não lotou. Não se compreende, mas mais vale "poucos" e bons. E assim foi.

À medida que se foi desenrolando o concerto a ligação Banda / Público fortaleceu-se naturalmente. Foi visível a empatia do público pelas músicas bem tocadas de um dos melhores compositores portugueses. Músicas divinais que foram repartidas pelo projecto Toranja, pelo primeiro trabalho da Banda, O Jardim e principalmente pela apresentação do novíssimo Em Fuga.

Vamos no 3º mês, eu sei, mas posso já adiantar que (para mim) este é dos álbuns nacionais do ano, senão "O Álbum". O projecto nivelou a qualidade por cima para o resto dos bons trabalhos que se esperam este ano (Margarida Pinto, Deolinda, Valete, Expensive Soul, etc.).

Sem mais grande coisa a acrescentar ficam aqui 2 notas em jeito de agradecimento:


- a primeira vai obviamente para o divertido e esforçado concerto que foi o 5º da mini-tour deste lançamento. É sempre bom perceber quando um Artista (na verdadeira acepção da palavra derivada de outra: Arte) realmente vai além do que lhe era exigido a nível vocal e ainda por cima mantendo sempre o concerto bastante animado. Mesmo quando o próprio Tiago o interrompia. Principalmente quando o Tiago o interrompia !


- a segunda, e igualmente importante, destina-se para a ideia de juntar o CD com o espectáculo. Tudo a um preço de 13€. Não sei se é original, mas penso que passa muito por aqui o combate à pirataria. Os músicos têm de descobrir uma solução que vá de encontro aos interesses dos consumidores e, por outro lado, os seus interesses pessoais. E esta parece-me uma bela maneira de agradar ambas as partes.



1 Comments:

Unknown disse...

Foi mágico, foi bom, foi inesquecivel!
Um optimo concerto não haja dúvida :)

Eu estive lá, eu cantei, eu arrepiei-me!

O album do ano, o melhor compositor português!